Pegada de Carbono de Produto – ISO 14067

Recentemente foi desenvolvida a norma ISO 14067:2018 – Greenhouse gases – Carbon footprint of products – Requirements and guidelines for quantification.

O impacte ambiental dos produtos é cada vez mais uma preocupação para os consumidores, sendo que o cálculo e a verificação da pegada de carbono de um produto pode ser uma oportunidade para demonstrar a sua responsabilidade ambiental.

Esta nova norma baseia-se essencialmente nas normas ISO em vigor relacionadas com Avaliação de Ciclo de Vida (ISO 14040/44), assim como em rótulos e declarações ambientais (ISO 14025).

A elaboração de uma Carbon Footprint of Product (CFP), quando se pretenda comunicar ao público, deve ser verificada e considerar todas as etapas do ciclo de vida do produto, incluindo aquisição de matérias-primas, produção, transporte, uso e tratamento em fim-de-vida, entre outras relevantes.

Quando a avaliação do CFP não se destine a comunicação ao público, uma CFP parcial deve, no mínimo, incluir as emissões e remoções cradle-to-gate de Gases com Efeito de Estufa (GEE) de todas as etapas, processos / módulos, isto é, até ao momento em que o produto sai do local de produção (o “portão”).

Como exceção, uma CFP parcial que representa uma abordagem gate-to-gate pode ser adotada devido a dificuldades na obtenção de dados representativos das etapas anteriores à receção do produto e matérias-primas no “portão”.

Consulte aqui a legislação relevante em dezembro 2020.

Não hesite em contactar-nos através de enviestudos@enviestudos.com ou através do 212 765 528 para mais informações ou esclarecimentos neste âmbito, bem como para outros serviços relacionados com as alterações climáticas e a sustentabilidade.

Partilhe este post:

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.