Segurança
Reduzir riscos, aumentar produtividade
A EnviEstudos disponibiliza um conjunto de serviços prestado por consultores experientes nas suas áreas de atuação com vista à melhoria das condições de trabalho. Estes serviços dividem-se essencialmente em:
· Serviços Externos de Segurança e Saúde no Trabalho, que englobam um conjunto de atividades como um todo, adaptados à realidade de cada organização
· Serviços Específicos de determinadas áreas da Segurança e Saúde no Trabalho que funcionam independentemente.
A análise de causas de um acidente de trabalho, permite às organizações a identificação dos fatores de risco presentes nos locais de trabalho e a definição de medidas de correção e prevenção.
A EnviEstudos desenvolveu uma metodologia que, para além de permitir o cumprimento dos requisitos legais, promove a melhoria das condições de trabalho e a sugestão de medidas que evitem a repetição das situações passíveis de provocarem novos acidentes.
A legislação relativa ao risco de explosão obriga a que as organizações abrangidas pela mesma adotem um conjunto de medidas, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas, bens e ambiente.
A EnviEstudos, com larga experiência em segurança industrial, será o seu parceiro na garantia do cumprimento da regulamentação, realizando um serviço pormenorizado de identificação / classificação das diferentes áreas, que culmina na realização do Manual de Proteção contra Explosões.
O serviço de auditorias permite às organizações ter uma avaliação externa e isenta das condições de trabalho e do nível de cumprimento dos requisitos legais e normativos, para que possam ser fator de competitividade da organização, em vez de problemas em processos de inspeção.
Podem ser realizadas as seguintes auditorias, com foco na realidade de cada organização :
- Auditorias de Segurança Saúde no Trabalho (SST)
- Auditorias de Conformidade Legal
- Auditorias Internas ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST)
- Auditorias Internas ao Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG)
- Auditorias ao Serviço de Manutenção de Extintores
- Auditorias de Segurança Contra Incêndio
- Outras auditorias nas áreas de Qualidade, Ambiente e Segurança
A EnviEstudos dispõe de auditores com larga experiência e competência, que são também elementos pertencentes a bolsas de auditores de entidades certificadoras e membros de comissões técnicas portuguesas que acompanham a normalização.
A identificação de perigos e avaliação de riscos, para além de um requisito legal, constitui o documento base para a gestão das questões relacionadas com a segurança e saúde no trabalho, permitindo ao empregador adotar medidas necessárias para redução dos acidentes de trabalho e doenças profissionais.
Os técnicos da EnviEstudos recolhem os dados para identificação dos perigos inerentes a cada atividade / posto de trabalho, através de visita às empresas com a observação de práticas de trabalho, entrevistas in loco aos colaboradores sobre as suas práticas de trabalho, avaliação das condições envolventes (áreas de trabalho, estado de arrumação, meios de resposta a situações de emergência, etc.) e no histórico de acidentes de trabalho.
Após a identificação dos perigos inerentes a cada tarefa realizada e utilizando uma metodologia apropriada, considerando a consequência do perigo e a probabilidade de ocorrência, são calculados os riscos inerentes a cada atividade de forma a se poder estabelecer uma hierarquia de necessidade de intervenção.
A implementação de Sistemas de Gestão de Segurança permite às organizações assumir a segurança e saúde como um subsistema da sua gestão global, rentabilizando os investimentos feitos, melhorando o desempenho e assegurando, através da aplicação de requisitos normalizados e internacionalmente reconhecidos, a visibilidade externa que a certificação concretiza.
Os serviços EnviEstudos – Segurança de implementação / manutenção / migração e de auditoria a sistemas de gestão abrangem:
- SST – OHSAS 18001, NP 4397, ISO 45001
- Segurança Rodoviária – ISO 39001
- Manutenção de Extintores – NP 4413
Os consultores da EnviEstudos são técnicos especializados, com larga experiência na implementação de sistemas, formação e normalização. Realizam também auditorias para entidades certificadoras e são membros de comissões técnicas destas temáticas, factos que garantem o conhecimento de todo o processo de certificação e sucesso dos projetos em que estão envolvidos.
A EnviEstudos trabalha de forma a que os requisitos da norma se adaptem a cada organização e não o contrário.
Salienta-se que, a EnviEstudosdesenvolveu uma metodologia própria para apoiar as organizações na migração para a norma ISO 45001. Esta metodologia, que parte de uma avaliação inicial documentada, permite identificar, em cada empresa, os requisitos normativos que requerem desenvolvimento e ajustar recursos financeiros e de tempo ao que é necessário.
A Norma ISO 45001 substitui a OHSAS 18001, dispondo as organizações certificadas por esta norma de um período de 3 anos para a migração, que terminará em março de 2021.
Sendo o setor da construção civil um dos que origina maior número de acidentes de trabalho, a EnviEstudos dedica especial atenção a esta área de atividade.
A EnviEstudos presta um serviço que promove o acompanhamento regular de obras de construção, de forma a que as organizações disponham, em cada fase da obra, das informações e das sugestões de melhoria com o objetivo de reduzir a sinistralidade laboral:
- Elaboração de documentação necessária (Plano de Segurança e Saúde (PSS), Ficha de Procedimentos de Segurança (FPS), etc.), quer em Fase de Projeto, quer em Fase de Obra;
- Prestação de serviços no âmbito de acompanhamento de Segurança;
- Apoiar o empreiteiro no desenvolvimento do PSS em fase de obra;
- Desenvolver fichas de procedimentos, planos de monitorização e prevenção e respetivos registos;
- Promover o cumprimento do PSS por todos os subempreiteiros;
- Divulgar informações sobre riscos profissionais e a sua prevenção;
- Apoiar o Diretor de obra em todas as questões relacionadas com a SST;
- Analisar as causas dos acidentes de trabalho;
- Desenvolver a compilação técnica;
- Desenvolver e promover ações de sensibilização e formação nas áreas de SST.
A ergonomia como atividade que procura adaptar o trabalho ao homem revela-se de especial importância na prevenção de acidentes de trabalho.
Fundamentado em estudos ergonómicos ou de layout a EnviEstudos sugere às organizações a criação de locais de trabalho, determinação de tempos de trabalho e métodos laborais que promovam melhores condições para os colaboradores, melhores níveis de conforto e consequentemente maior rentabilidade.
As lesões músculo-esqueléticas são o problema de saúde relacionado com o trabalho mais prevalente. Todos os sectores de atividade e profissões são afetados por este problema, que contribui para a deterioração da saúde dos trabalhadores e da economia empresarial.
O Regime Jurídico da Promoção da Segurança e da Saúde no Trabalho salienta que a exposição aos agentes físicos não deve constituir risco para a segurança e saúde do trabalhador. Então como fazer?
Recolhemos dados através da nossa aplicação e utilizamos o software ERGOSOFT que permite, de forma expedita e precisa, realizar as avaliações de riscos. No final, sugerimos medidas de prevenção e proteção para a mitigação destes riscos.
Aplicamos métodos específicos ao tipo e ao contexto de trabalho. Avaliamos riscos em tarefas com exigências posturais, movimentos repetitivos, movimentação manual de cargas e com equipamentos dotados de visor.
Realize uma avaliação de riscos com a EnviEstudos e promova a segurança e a saúde dos seus trabalhadores!
A EnviEstudos colabora com os projetistas e donos de obra, na determinação das soluções técnicas mais adaptadas a cada projeto, no domínio da prevenção relacionada com riscos de exposição ao amianto.
Os técnicos da EnviEstudos apoiam as organizações no planeamento, monitorização e acompanhamento dos trabalhos de demolição ou remoção de amianto ou de materiais que o contenham, elaborando a documentação necessária.
No âmbito do acompanhamento dos trabalhos de remoção, a EnviEstudos desenvolve programas de formação específica adequada aos trabalhadores que vão executar as tarefas.
A EnviEstudos, de acordo com as prescrições estabelecidas na Lei nº 52/2018, de 20 de agosto, que estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários e procede à quinta alteração ao Decreto-lei nº 118/2013, de 20 de agosto, realiza auditorias técnicas preliminares e de avaliação do risco e elabora os planos de prevenção e controlo de legionella.
A elaboração dos planos de prevenção e controlo, incluindo a auditoria de avaliação de riscos, são realizados de acordo com a legislação em vigor, considerando ainda outros normativos de referência europeia no âmbito da prevenção e controlo de legionella, e permitem a resposta integral a todas exigências.
Suportado em metodologias sistematizadas e desenvolvido por técnicos experientes e qualificados, o serviço foi configurado de modo a garantir às organizações o cumprimento legal. Por outro lado, este serviço permite identificar as situações potenciais de desvio, através de programas de manutenção, controlo e vigilância, bem como priorizar ações necessárias para corrigir os problemas detetados.
O conhecimento de um normativo legal moderno e exigente é o primeiro passo a dar no sentido de evidenciar o seu cumprimento.
A EnviEstudos presta um serviço personalizado de identificação e análise de diplomas legais publicados em Diário da República (I e II Séries) e Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). Os diplomas aplicáveis a uma organização, bem como a sua dentificação e análise, são enviados periodicamente em suporte digital ou noutro suporte a combinar entre as partes.
Ao abrigo da legislação em vigor relativa às prescrições mínimas de segurança e saúde para a utilização pelos trabalhadores de equipamentos de trabalho, as organizações devem proceder a verificações periódicas e, quando necessário, de instalação e extraordinárias dos equipamentos de trabalho.
A EnviEstudos, através de técnicos com formação teórica e experiência prática, desenvolveu um serviço que promove as verificações obrigatórias e que permite fornecer às organizações as medidas necessárias ao cumprimento das exigências legais em matéria de segurança de equipamentos de trabalho.
Os técnicos da EnviEstudos efetuam também a análise da conformidade de máquinas / equipamentos de trabalho com a Diretiva Máquinas.
A ocorrência de incidentes relacionados com situações de emergência, assume um peso significativo nos custos de qualquer negócio. Custos esses que se traduzem não só em unidades monetárias, mas também em vidas humanas ou danos para o ambiente, com todos os prejuízos indiretos que estão associados.
A EnviEstudos, de acordo com as prescrições estabelecidas no Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE), tendo em conta as utilizações-tipo de cada edifício/ recinto e as respetivas categorias de risco, desenvolve as Medidas de Autoproteção, que podem ser compostas por:
- Registos de segurança;
- Procedimentos / Plano de prevenção;
- Procedimentos em caso de emergência / Plano de emergência interno;
- Ações de sensibilização e formação;
- Simulacros.
Face à obrigação dos estabelecimentos SEVESO apresentarem Planos de Emergência Internos ou Planos de Emergência Internos Simplificados, os técnicos especialistas da EnviEstudos elaboram Medidas de Autoproteção adaptadas a cada caso, dando cumprimento à legislação de segurança contra incêndio em edifícios e ao regime de prevenção de acidentes graves.
A EnviEstudos desenvolveu ainda o serviço de Auditorias de Segurança Contra Incêndio, que permite às organizações avaliar a integridade e o correto funcionamento dos equipamentos, sistemas e instalações relacionados com a SCIE.
Dispomos de uma equipa de especialistas, com larga experiência na área da segurança contra incêndio e com a formação de projetistas de SCIE, registados na ANEPC.
A monitorização na área da Segurança e Saúde no Trabalho, corresponde ao conjunto de atividades que permite às organizações terem um conhecimento tangível das condições de trabalho nas suas instalações.
A EnviEstudos desenvolveu um conjunto de serviços de monitorização:
- Ruído;
- Qualidade do ar interior;
- Iluminância;
- Ambiente térmico;
- Agentes químicos e biológicos.
Estes serviços, realizados isoladamente ou de forma integrada, permitem a qualquer organização assumir o pleno conhecimento do seu desempenho.
Os ensaios são efetuados com rigor, desde o processo de amostragem e avaliação in situ, até à interpretação dos resultados. Têm por base a legislação em vigor e/ou os referenciais normativos, com recurso a equipamentos devidamente calibrados e verificados periodicamente.
O desenvolvimento de Projetos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) permite às organizações a seleção de equipamentos e sistemas adequados e eficazes, no que diz respeito a quantidade, dimensão e posicionamento.
O regime jurídico de segurança contra incêndio em edifícios obriga a que seja elaborado Projecto de SCIE / Ficha de Segurança (consoante a utilização-tipo e a categoria de risco) para novos edifícios, no caso de obras de construção nova, de alteração, ampliação ou mudança de uso.
A EnviEstudos dispõe de colaboradores devidamente qualificados para desenvolver projetos de SCIE, incluindo projetos de sistemas automáticos de deteção de incêndio, extintores, sistemas de extinção, desenfumagem, sinalização de segurança, entre outros.
É garantida a elaboração e o acompanhamento do projeto desde a fase de elaboração até à sua aprovação.
Os regulamentos REACH e o CLP são regulamentos europeus que dizem respeito às substâncias e misturas químicas:
- Regulamento REACH – relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas
- Regulamento CLP – relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas químicas
Estes regulamentos impõem obrigações a que ficam sujeitos os fabricantes; importadores de substâncias ou misturas; produtores ou importadores de artigos específicos; utilizadores a jusante, incluindo formuladores e reimportadores e distribuidores, incluindo retalhistas.
A EnviEstudos conta com técnicos especialistas nesta área, que prestam os serviços de:
- Avaliação da conformidade legal das fichas de dados de segurança;
- Apoio na interpretação da rotulagem das substâncias e misturas perigosas;
- Aplicabilidade das obrigações às empresas, de acordo com os respetivos papéis na cadeia de abastecimento;
- Entre outros.
Com as mudanças significativas que ocorreram no mundo do trabalho, resultantes das modificações no contexto económico e social, registou-se o aparecimento de novos riscos no âmbito da segurança e saúde no trabalho nomeadamente, os riscos psicossociais.
Pelo impacto prejudicial que estes riscos podem ter na qualidade de vida, saúde e nas economias dos países, a Organização Internacional do Trabalho enfatiza a necessidade de se proceder à avaliação dos mesmos. Não obstante, esta avaliação de riscos constitui também um requisito legal, de acordo como o regime jurídico da segurança e saúde no trabalho.
A principal mais valia relacionada que advém da implementação destas metodologias de avaliação psicossocial, inclui a possibilidade de definir medidas preventivas face aos fatores de risco identificados e, por conseguinte, incrementar a melhoria das condições de trabalho.
Os técnicos da EnviEstudos, através de metodologias adequadas (Copenhagen Psychosocial Questionnaire – COPSOQ), identificam os fatores de risco psicossocial e realizam a quantificação do nível de risco, servindo a mesma para construir um plano de ações preventivas e corretivas que potencie uma gestão do risco psicossocial eficaz.
O diploma que estabelece as prescrições mínimas em matéria de proteção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança e saúde devido à exposição a agentes químicos no trabalho, define que a entidade patronal tem obrigação de determinar a presença de agentes químicos perigosos no local de trabalho, de os eliminar e, quando isso não seja possível, de avaliar o risco que deles possam advir.
Esta avaliação do risco, que deverá ser registada e devidamente justificada, é fundamentalmente um processo informativo e de estudo das propriedades perigosas dos agentes químicos presentes, assim como das condições em que se trabalha com eles, que permite determinar os riscos existentes, as pessoas expostas e os possíveis danos que podem ocorrer (incluindo a eventual existência de suscetibilidade individual) e avaliar finalmente a possibilidade de esses danos se concretizarem.
A EnviEstudos utiliza metodologias específicas de avaliação do risco, para determinar as medidas de controlo adequadas à operação que se está a avaliar.
A EnviEstudos encontra-se autorizada, pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), para a prestação de Serviços Externos de Segurança no Trabalho.
A autorização abrange um vasto número de setores de atividade económica, inclusive setores de atividade considerados de risco elevado:
- Trabalhos em obras de construção, escavação, movimentação de terras, de túneis, com riscos de quedas de altura ou de soterramento, demolições e intervenção em ferrovias e rodovias sem interrupção de tráfego;
- Atividades de indústrias extrativas;
- Atividades que envolvam a utilização ou armazenagem de produtos químicos perigosossuscetíveis de provocar acidentes graves;
- Atividades que envolvam contacto com correntes elétricas de média e alta tensões;
- Atividades que impliquem a exposição a radiações ionizantes;
- Atividades que impliquem a exposição a agentes cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução;
- Atividades que impliquem a exposição a agentes biológicos do grupo 3 ou 4;
- Trabalhos que envolvam exposição a sílica.
O serviço prestado pela EnviEstudos é adaptado e dimensionado de acordo com a realidade de cada organização.
As equipas de trabalho são compostas por Técnicos de Segurança especialistas em diversas matérias que, além de darem cumprimento aos requisitos da legislação específica da promoção da segurança e saúde no trabalho, são uma mais valia no complemento do serviço com outras matérias da Segurança, nomeadamente SCIE, ATEX, verificação de equipamentos de trabalho, ADR, certificação, entre outros.
A ocorrência de acidentes de grande dimensão relacionados com a libertação de substâncias perigosas criou a necessidade de serem definidos mecanismos para a sua prevenção e controlo dos perigos associados, bem como para a limitação das suas consequências para a saúde humana e para o ambiente.
O regime de prevenção de acidentes graves define obrigações tanto para os estabelecimentos de nível superior como para os estabelecimentos de nível inferior de perigosidade, nomeadamente:
- Avaliação da compatibilidade de localização;
- Proposta de zonas de perigosidade para elaboração do cadastro de zonas de perigosidade;
- Comunicação;
- Política de prevenção de acidentes graves;
- Efeito dominó;
- Obrigações em caso de acidente;
- Divulgação de informação ao público;
- Plano de emergência interno simplificado (nível inferior) / Plano de emergência interno (nível superior);
- Exercícios de simulação;
- Relatório de Segurança (nível superior);
- Auditoria ao sistema de gestão de segurança para a prevenção de acidentes graves (nível superior);
- Informação para o plano de emergência externo (nível superior).
A EnviEstudos conta com Técnicos especializados nesta matéria, capazes de desenvolver cada um dos temas nas organizações e preparar toda a informação e documentação a apresentar às entidades oficiais.
Este tipo de serviço foi especialmente configurado pela EnviEstudos para permitir realizar, de forma simples e com apenas um interlocutor, uma tarefa que é tecnicamente complexa e que pode envolver muitos intervenientes.
A realização de simulacros é feita mediante um planeamento prévio de cenário a simular, coordenação de meios a afetar (incluindo bombeiros e/ou outros meios externos), acompanhamento do simulacro (com uma equipa de observadores no terreno). No final dá origem a um relatório de simulacro, que é apresentado à empresa e aos seus trabalhadores.
A realização de simulacros permite testar periodicamente os meios de resposta a diferentes cenários de emergência e, desta forma, contribuir para o cumprimento de requisitos normativos e legais, nomeadamente do Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios.
O uso de equipamentos de trabalho envolve um conjunto de perigos suscetíveis de originar acidentes graves, sobretudo na área da manutenção, relacionados, na sua maioria, com as formas de energia de alimentação.
Através de um serviço de consultoria de técnicos especializados da EnviEstudos, é possível identificar os locais de abastecimento de energia dos equipamentos e sistemas existentes nas organizações que, quando intervencionados, oferecem algum tipo de risco associado a esses elementos, por não se encontrarem devidamente bloqueados, e recomendam os elementos de consignação mais apropriados a cada caso, elaborando instruções específicas de consignação.
Todas as empresas que realizam operações de embalagem, enchimento, carga, descarga ou transporte de mercadorias perigosas estão obrigadas ao cumprimento do ADR, no entanto existem vários tipos de isenções. Definir se o transporte está isento ou quais as prescrições do ADR que se aplicam a cada situação específica é algo complexo. Os especialistas da EnviEstudos estão aptos para definir as prescrições do ADR que são aplicáveis e nomeadamente se tem ou não obrigatoriedade de nomear um Conselheiro para a sua empresa.
A EnviEstudos integra na sua equipa colaboradores com Certificado para o exercício da função de Conselheiro de Segurança, permitindo às empresas com obrigação de nomearem um Conselheiro o cumprimento integral da legislação nesta matéria e a minimização do risco de acidentes assegurando que os transportes sejam realizados nas melhores condições de segurança possíveis, bem como evitar a aplicação de coimas cujos valores podem ascender a vários milhares de euros.