EnviSourcing | Acompanhamento de obras – Biologia

Os biólogos estudam todos os organismos vivos, investigando aspetos como a sua origem, estruturas, funções, distribuição sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente.

Em obras que cubram uma grande área geográfica, por exemplo, existe uma quantidade significativa de habitats e usos do solo com características diferentes e, portanto, com presença de espécies variadas.

Neste contexto, o objetivo do acompanhamento biológico é garantir a mínima perturbação de espécies de interesse de conservação, e garantir que habitats de interesse ecológico são preservados (p.e. Charcos Temporários Mediterrânicos). Assim, há que pesar na mesma balança o risco que a obra representa para uma determinada espécie e/ou ecossistema, e a necessidade e condições da sua execução, tentando arranjar sempre um compromisso que sirva ambas as partes.

Os principais fatores a considerar durante o acompanhamento biológico em obra são:

• Presença de espécies de interesse prioritário de conservação (normalmente presentes nas diretivas Habitats ou Aves da União Europeia), identificadas no Estudo de Impacto Ambiental da empreitada;

• Presença de habitats de interesse prioritário de conservação (normalmente presentes na Diretiva Habitats), identificados no Estudo de Impacto Ambiental da empreitada;

• Salvaguarda geral do valor ecológico da fauna e flora que ocorra na área de implantação das infraestruturas.

Para alcançar estes objetivos, a EnviEstudos, através do EnviSourcing, poderá integrar equipas multidisciplinares, representando o Dono de Obra, Fiscalização, Entidade Executante ou Subempreiteiros, para realização de um acompanhamento biológico, com vista à manutenção do frágil equilíbrio dos ecossistemas naturais, mesmo em ambiente de obra.

Para mais informações, envie e-mail para EnviEstudos@EnviEstudos.com

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.