28 de abril – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O dia 28 de abril é comemorado em todo o mundo como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e tem como objetivo homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

Este ano, o tema andará à volta da participação e do diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e saúde.  O título oficial da campanha da OIT é “Vamos agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde no trabalho”.

No local de trabalho, uma cultura forte de SST é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é valorizado e promovido tanto pela gestão como pelos trabalhadores.

A base de uma cultura de SST positiva implica o envolvimento significativo de todas as partes na melhoria contínua da segurança e saúde no trabalho.

Acredita-se que a existência de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho eficaz, que inclui todos os intervenientes da organização em causa, é essencial para proteger o ambiente de trabalho e salvaguardar a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Num local de trabalho com uma forte cultura de SST, os trabalhadores sentem-se à vontade para transmitir preocupações sobre possíveis riscos ou perigos de SST no local de trabalho e a administração é proativa em colaborar com os trabalhadores para encontrar soluções adequadas, eficazes e sustentáveis. Isso requer comunicação e diálogo abertos baseados na confiança e no respeito mútuo.

De acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde e da Organização Internacional do Trabalho, além das situações já conhecidas e que infelizmente se repetem, deve também ser dada especial atenção aos fatores de risco psicossocial.

Um forte Sistema de Gestão da SST ajudará a prevenir estas situações e a fazer face às dificuldades que poderão surgir, tal como esta crise global de saúde que atravessamos, procurando sempre avançar para a construção de uma cultura forte de segurança e saúde a todos os níveis.

Para mais informações: EnviEstudos@EnviEstudos.com

Fonte: Organização Internacional do Trabalho https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_840790/lang–pt/index.htm

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.