Cultura de Segurança

Apesar das estatísticas de acidentes de trabalho apresentarem uma redução nos últimos anos, continuamos a ter números elevados, que demonstram que ainda existem muito a fazer no âmbito da segurança e saúde no trabalho e que a cultura de segurança ainda não está implementada e consolidada em muitas organizações.

De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) a única forma eficaz de fazer face a novos e antigos riscos, e respetiva redução dos acidentes de trabalho, passa pelo enquadramento dos dispositivos legais e das atividades numa forte cultura de segurança.

Este é um conceito chave, que se traduz numa cultura em que o direito a trabalhar num ambiente seguro e saudável é respeitado a todos os níveis e em que governos, empregadores e trabalhadores colaboram ativamente para assegurá-lo, através da definição de um sistema de direitos, responsabilidades e deveres, assim como da atribuição da máxima importância ao princípio da prevenção.

Facilmente se entende que cultura de segurança tem de estar presente de forma transversal em todas organizações, da base ao topo dos organogramas. Neste sentido é fundamental que a segurança e saúde no trabalho faça parte do dia-a-dia das empresas e não se torne num “elemento paralelo”, que muitas vezes só é considerado posteriormente e depois de já terem ocorrido os tão indesejados acidentes de trabalho.

A EnviEstudos pode ser o seu parceiro para a segurança e saúde no trabalho e contribuir de forma decisiva para o aumento da cultura de segurança da sua empresa!

Para mais informações: EnviEstudos@EnviEstudos.com

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.