Relatório Único| Dados estatísticos e data de entrega de 2021

O Relatório Único (RU) é o relatório anual, constituído por 6 anexos, correspondendo o Anexo D ao Relatório Anual da Atividade do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). É uma fonte de informação administrativa a cuja resposta estão obrigadas todas as entidades empregadoras, abrangendo todo o País. No final do mês de Março, foram comunicados os dados estatísticos de Portugal Continental, obtidos pelo Anexo D, entregue, no final do ano 2020 (dados relativos ao ano de 2019).

Comparativamente ao ano de 2018, em 2019, existiram menos entidades empregadoras a preencher o anexo D, o que poderá resultar em coimas, para as entidades que não preencheram, e claramente afetar os resultados encontrados. Segundo os dados estatísticos apurados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), em 2019 existiram mais ações de informação, consulta e de formação, e menos acidentes de trabalho do que no ano de 2018. Um dado relevante é também, a existência de um maior número de trabalhadores, expostos a fatores de risco, associados à atividade que desenvolvem, que podem originar o desenvolvimento das alterações do sistema musculoesquelético.

Por força do contexto excecional decorrente da Pandemia da Covid-19 a entrega do Relatório Único decorrerá entre 16 de abril e 30 de junho de 2021. O Relatório Único é de entrega obrigatória para entidades empregadoras com trabalhadores por conta de outrem ao seu serviço no ano anterior (2020). Garanta que existe, na sua empresa, o acompanhamento necessário na área da Segurança no Trabalho. Conte com a colaboração da EnviEstudos, S.A.

Contacte através do email enviestudos@enviestudos.com ou do nosso contacto (+351) 21 276 55 28.

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.