Lesões Musculoesqueléticas

O Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP), responsável pelo tratamento de dados estatísticos do Relatório Único, identificou em Portugal Continental, no ano de 2019, a existência de um maior número de trabalhadores, comparativamente a 2018, expostos a fatores de risco, que podem originar o desenvolvimento de alterações no sistema musculosquelético.

Existe neste momento a campanha “Aliviar a Carga” da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), que decorrerá entre 2020-2022, onde foi disponibilizado uma área, dedicada a estudos de caso, resultados da investigação, ferramentas e conselhos práticos sobre as lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT). Tenta explicar como pode ser evitado que este tipo de lesões se tornem crónicas e qual a melhor forma de ajudar trabalhadores com lesões musculoesqueléticas crónicas a regressar ao trabalho ou a continuar em atividade.

A intervenção precoce é essencial para impedir que as lesões musculoesqueléticas se tornem crónicas. Na mesma campanha, foi elaborado um documento que explora os benefícios do recurso à ergonomia participativa. Esta, assenta no envolvendo dos trabalhadores no planeamento e controlo das atividades profissionais, para lidar com as LMERT e assume a utilização de várias ferramentas como, por exemplo, mapas de perigos e mapeamento corporal.

É importante que os empregadores, colegas da área da Segurança e outros profissionais, acompanhem estas informações disponibilizadas, de forma a tentar melhorar as condições de trabalho de cada colaborador.

Garanta que existe, na sua empresa, o acompanhamento necessário na área da Segurança no Trabalho. Conte com a colaboração da EnviEstudos, S.A.

Contacte através do email enviestudos@enviestudos.com ou do nosso contacto (+351) 21 276 55 28.

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.