O dia 6 de Novembro foi o Dia de Consciencialização do Stress, que se comemora na primeira quarta-feira de novembro, por iniciativa da ISMA (International Stress Management Association) em 1998, no Reino Unido. O stress laboral e os riscos psicossociais estão entre as questões mais desafiadoras em segurança e saúde ocupacional. Eles têm um impacto significativo na saúde de indivíduos, organizações e economias nacionais.
Portugal é o sétimo país com mais stress no trabalho da Europa, num estudo efetuado com 31 países europeus, segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (2013). A taxa de incidência de stress no trabalho apurada em Portugal foi de 59% e as razões apontadas são por ordem decrescente:
– as horas/volume de trabalho;
– a reorganização do trabalho ou insegurança no trabalho;
– a falta de apoio por parte dos colegas e chefes;
– a intimidação ou o assédio;
– a falta de clareza nas funções e responsabilidades;
– a falta de oportunidade de gerir a sua forma de trabalhar.
Alinhada com as políticas e estratégias nacionais para a promoção da igualdade e não discriminação e com o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis em matéria de segurança e saúde no trabalho, a EnviEstudos, através de uma metodologia própria, identifica os fatores de risco psicossociais e avalia os respetivos riscos.
Desafie-nos a ajuda-lo a combater o stress!

Para mais informações: [email protected]