ISO 14064 – Sistema de Gestão de Gases com Efeito de Estufa

As alterações climáticas assumem-se como um dos temas políticos e económicos de grande relevância nos dias de hoje. Os Gases com Efeito de Estufa (GEE) detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global. Este fenómeno tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal alterando a probabilidade de ocorrência e a intensidade de catástrofes naturais, tais como as secas prolongadas e os incêndios que tanto afetam o nosso país. A redução da pegada de carbono tem uma importância e um enfoque cada vez maior! Mas para reduzir, é preciso quantificar.

A inventariação de emissões e cálculo da pegada de carbono de empresas ou produtos pode ser feita de acordo com vários referenciais, tais como a ISO 14064. A ISO 14064 é uma norma internacional que específica princípios e requisitos a nível organizacional para quantificar e reportar emissões e remoções de gases com efeito de estufa. Esta norma é divida em três partes:

  1. Pormenoriza os princípios e requisitos para a conceção, desenvolvimento, gestão e comunicação dos inventários dos GEE a nível da organização com o objetivo de identificar atividades e ações que permitam uma melhoria do sistema de gestão de GEE.
  2. Esta parte da norma tem o seu foco em projetos de GEE e atividades que visam a redução ou compensação das emissões de GEE.
  3. Trata dos princípios, requisitos e orientação para quem realiza a validação e verificação de declarações de GEE.

A EnviEstudos dedica-se à prestação de serviços na área do Ambiente, Qualidade e Segurança há mais de 20 anos.

No seu percurso reuniu experiência reconhecida na área da verificação independente de informação ambiental sendo certificada para a verificação e validação de declarações de gases com efeito de estufa. Na fase da auditoria, após execução do planeamento, são analisados diversos elementos, tais como documentação de suporte utilizada para o cálculo da Pegada de Carbono, metodologia de cálculo e fatores de emissão, identificação dos dados de atividade, entre outros.

Apresentamos também experiência comprovada na elaboração de relatórios de pegada de carbono e podemos auxiliar a sua organização a implementar e manter um sistema de gestão de GEE.

Consulte aqui a legislação relevante em agosto 2020.

Não hesite em contactar-nos através de enviestudos@enviestudos.com ou através do 212 765 528 para mais informações ou esclarecimentos neste âmbito, bem como para outros serviços relacionados com as alterações climáticas e a sustentabilidade.

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.