Ergonomia em teletrabalho

Face à pandemia COVID-19 foram ocorrendo várias alterações na vida diária e no contexto laboral não foi exceção. A forma de trabalhar remotamente ou à distância do local de trabalho, o designado teletrabalho, nunca foi antes tão utilizado pelas empresas. É importante referir que se no local de trabalho estão presentes vários fatores de risco, no teletrabalho não é exceção. Alguns dos principais fatores de risco que existem no teletrabalho são onde e como trabalhamos, isto é, o espaço de trabalho e os equipamentos utilizados durante o tempo de trabalho.

Para a escolha do local de trabalho remoto, é essencial garantir que o espaço é dedicado em exclusivo para essas atividades, pelo menos durante o horário laboral. O local escolhido deverá ter uma boa iluminação, uma boa circulação de ar e ser pouco ruidoso. O local, caso seja necessário, deve ter espaço disponível para a iluminação ser complementada com iluminação artificial localizada.

A nível de equipamentos de trabalho, a mesa deve ter espaço para a colocação dos materiais que vão ser necessários utilizar, a altura do tampo deve permitir apoiar a totalidade dos antebraços e ter espaço por baixo da mesa para serem colocadas as pernas de forma confortável. A cadeira idealmente deve ser de altura ajustável, com acento almofadado, firme e com o bordo anterior arredondado. Deve permitir o apoio dos braços, com reforço na parte lombar e permitir o apoio da cabeça. Os pés devem estar apoiados no pavimento e permitir um ângulo reto nos joelhos e nas ancas. Se os pés não chegarem ao pavimento, tentar colocar uma caixa por baixo para compensar a diferença. Caso não tenha disponível uma cadeira nestas condições, deve tentar algumas adaptações como a colocação de uma pequena almofada ou toalha enrolada na zona lombar.

Se o trabalho for desenvolvido principalmente ao computador é importante colocar o monitor à altura do centro do campo de visão e de preferência a uma distância entre 45 a 70 cm. Se necessário, utilizar uma caixa ou uma resma de papel para ajustar a altura. Para reduzir o cansaço ocular, ajustar o brilho e o contraste do monitor. O rato e o teclado devem estar posicionados de forma a que seja possível apoiar dois terços dos antebraços e que os punhos se mantenham numa posição neutra. Utilizar suportes inclinados, se possível, para facilitar a leitura de documentos. Durante o período de trabalho fazer curtas pausas, beber água com regularidade e afastar o olhar para o mais longe que conseguir, para os olhos descansarem.

Se necessitar de complementar a avaliação de riscos da sua empresa com este novo contexto laboral, entre em contacto através do email enviestudos@enviestudos.com ou (+351) 21 276 55 28.

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.