Economia Circular

A economia circular é um conceito económico estratégico que assenta nos princípios dos 5 Rs, ou seja da redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, assumindo assim uma grande importância no desenvolvimento sustentável. Pode-se dizer que a “Economia Circular é uma nova forma de pensar o nosso futuro”.

O que a Economia Circular propõe é que os resíduos de uma indústria sirva para matéria-prima reciclada de outra indústria ou para a própria. Não só isso, como, pretende desenvolver produtos tendo em mente um reaproveitamento que mantenha os materiais no ciclo produtivo.

Esta mudança de paradigma de modelo económico potencia a maximização do valor económico do produto, mas simultaneamente assume-se como um desafio para os diferentes setores de atividade económica nacional, que traz benefícios como: a redução da pressão sob o ambiente; maior segurança no aprovisionamento de matérias-primas; aumento da competitividade; promoção da inovação; o estímulo ao crescimento.

Os princípios nos quais a Economia circular se baseia são:
• Preservar e aumentar o capital natural.
• Otimizar a produção de recursos
• Fechar os ciclos
• Fomentar a eficácia do sistema

Venha saber mais sobre esta temática, frequentando o nosso curso sobre “Economia Circular”.

Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.