Alteração Normativa a Sistemas de Gestão Certificados

Foi publicado em fevereiro de 2024 um comunicado conjunto IAF/ISO, para incorporar nas normas de sistemas de gestão (entre elas a ISO 9001:2015,14001:2015, 45001:2018, ISO 50001:2018, …), a consideração das questões associadas às Alterações Climáticas como mais um elemento no contexto estratégico da organização. Após a sua publicação, a aplicação é obrigatória para as organizações que tenham implementado e certificado um sistema de gestão de acordo com estas normas.

A intenção é garantir que as questões relativas às Alterações Climáticas sejam consideradas por cada organização para determinar se se trata de uma questão relevante e se há requisitos de partes interessadas relevantes, de forma que se incorporem no planeamento do sistema de gestão e na identificação dos riscos e oportunidades associados.

O foco de como se auditam os pontos 4.1 e 4.2 mantém-se, já que a identificação e análise das questões internas e externas, assim com a análise das partes interessadas e as suas necessidades e expectativas, já são requisitos de cumprimento obrigatório. A maior parte das organizações consideram as Alterações Climáticas e as suas consequências no seu plano estratégico, por exemplo, períodos de seca, aumento de temperaturas, aumento das emissões de gases efeito estufa, aumento da temperatura da água do mar, ou enquadramento legal, estratégias de descarbonização, compromisso de economia circular, etc… No entanto, as alterações climáticas podem ter um efeito diferente em cada tipo de sistema de gestão (Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança, Energia, …).

Ao nível da atividade de auditoria, como qualquer outra questão externa ou requisito derivado de uma parte interessada, será registada como não conformidade quando, de maneira objetiva, o auditor tenha evidencias da sua pertinência. Caso não sejam claros, os fundamentos sobre a pertinência de uma questão do contexto ou requisito de uma parte interessada, o registo será identificado como observação ou oportunidade de melhoria, com uma redação adequada a esta categorização.

A EnviEstudos, como parceiro no âmbito da conceção, desenvolvimento e acompanhamento dos sistemas de gestão dos seus clientes, terá em consideração este aspeto a partir desta data, com o intuito de melhorar continuamente os sistemas de gestão nos seus clientes e o seu desempenho.

Continuaremos enquanto especialistas nas áreas dos sistemas de gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança, Energia e outros, a estar atentos às alterações legais e normativas, informando os nossos clientes sempre que tal se justifique.

Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com

Partilhe este post:

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.