Roteiro Carbono Zero (RCZero)

Todos os dias, através das nossas atividades e rotinas habituais, produzimos dióxido de carbono (CO2) que é libertado para a atmosfera, sendo a totalidade destas emissões a nossa Pegada de Carbono (PdC).

Os Gases com Efeito de Estufa (GEE) detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global, que tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal. A redução da pegada de carbono torna-se fulcral para a garantia de um futuro sustentável, com diversas organizações e nações a nível mundial a firmar o seu compromisso com a neutralidade carbónica.

As principais etapas para a neutralidade carbónica são as seguintes, tendo a EnviEstudos competências para apoiar nas diversas etapas.

  1. Cálculo da Pegada de Carbono
  2. Comprometimento com a Neutralidade Carbónica
  3. Elaboração do roteiro e plano de ações para a neutralidade carbónica
  4. Divulgação e comunicação
  5. Controlo e atualização da PdC

 

Após o comprometimento com a neutralidade carbónica, a organização deve delinear o roteiro e plano de ações para atingir este objetivo.

O objetivo principal do roteiro para a neutralidade carbónica é identificar e analisar as implicações associadas para atingir este objetivo, p.ex. através de técnicas alternativas.

O cálculo da PdC permitirá identificar as áreas/fontes de emissão prioritárias e delinear o trajeto de redução para, até 2050, se atingir o desejado propósito de carbono zero.

Importa salientar que a neutralidade carbónica não implica necessariamente zero emissões da atividade, mas sim que o balanço entre as emissões e as remoções seja nulo. Para tal, existem diversos mecanismos e projetos para a compensação das emissões que possam não ser passíveis de redução.

A manutenção e e controlo da PdC permitirá também o acompanhamento da trajetória definida no roteiro e ações a implementar, bem como efetuar eventuais ajustes, de modo a ir de encontro à realidade nesse momento e tecnologias disponíveis.

Não hesite em contactar-nos através de Enviestudos@Enviestudos.com ou através do 212 765 528 para mais informações ou esclarecimentos neste âmbito, bem como para outros serviços relacionados com as alterações climáticas e a sustentabilidade.

Partilhe este post:

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.