Quando se fala de alterações climáticas, vem nos logo à ideia os problemas causados ao planeta Terra em termos ambientais. No entanto, estas alterações podem afetar também a forma de viver e de trabalhar. Quais os “impactos das mudanças climáticas na Segurança e Saúdeno trabalho”?
As alterações climáticas podem levar a condições extremas de calor e frio, aumentar a frequência e intensidade de fenómenos naturais como tempestades e inundações, e alterar os padrões de doenças infecciosas. Estas alterações podem ter um impacto direto na saúde e segurança dos trabalhadores. Por exemplo, o aumento das temperaturas pode aumentar o risco de doenças relacionadas com o calor, como a insolação, especialmente para os trabalhadores ao ar livre. Portanto, a SST é influenciada pelas alterações climáticas implica adaptar e evoluir as práticas e políticas de SST para responder a estes novos e alterados riscos para proteger a saúde e bem-estar dos colaboradores. Isto pode incluir coisas como melhorar a formação dos trabalhadores sobre os riscos relacionados com o clima, implementar medidas de adaptação como proteção contra inundações no local de trabalho, e desenvolver planos de emergência para fenómenos climáticos extremos.
Dessa forma, pode também criar novos desafios em matéria de SST, como a necessidade de adaptar os locais de trabalho às novas condições ambientais ou o surgimento de doenças emergentes relacionadas com o clima.
Este ano a campanha nacional da ACT (autoridade para as condições de trabalho) em associação ao tema escolhido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) é exatamente este: “Impactos das mudanças climáticas na segurança e saúde no trabalho”. Tendo já existido uma sessão comemorativa, no Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho (DNPST), a 29 de abril.
Saiba mais em: https://portal.act.gov.pt/dnpst/Pages/Campanhas/campanha_2024/iniciativas_2024.aspx
Para mais informações: enviestudos@enviestudos.com