A adequada iluminação do local ou posto de trabalho é de crucial importância, não só para garantir as condições ergonómicas e de conforto do trabalhador, mas também como forma de garantir que as tarefas a executar são realizadas de modo correto e em condições de segurança.
Para além de constituir um requisito básico no que às condições de HSST diz respeito, transversal a todos os setores de atividade, alguns destes setores por força da sua particularidade, têm na iluminância um requisito fundamental na sua certificação de qualidade e segurança. É exemplo o setor da indústria alimentar, cujos referenciais de certificação reconhecidos internacionalmente (FSSC-22000, BRC e IFS) assim o exigem.

A avaliação periódica dos níveis de iluminância nos locais de trabalho constitui uma medida de primeira linha no controlo e prevenção do risco em meio laboral, contribuindo assim para a melhoria das condições de segurança e de desempenho dos trabalhadores.

O EnviLab – Laboratório de Monitorização da EnviEstudos, encontra-se Acreditado para a realização da Determinação da Iluminância em Postos de Trabalho Interiores e Exteriores.

Para mais informações: [email protected]