São considerados riscos biológicos qualquer microrganismo que represente ameaça à saúde de um trabalhador, podendo ser tanto pelo contato direto ou mesmo pelo indireto — desde que haja, realmente, o perigo de infecção ou outros problemas à integridade física.

São exemplos desses riscos as bactérias, vírus, fungos, protozoários, parasitas e outros microrganismos que podem ser expostos ao contato dos seres humanos. Em geral, eles são mais facilmente identificados em hospitais e em áreas ligadas à saúde, como consultórios, mas não só. Quando a potencial fonte do agente biológico está instalada no local de trabalho ou pode chegar até ele por vias ambulâmte, qualquer local de trabalho está sujeito ao potencial Risco Biológico.

O género Legionella é um grupo de bactérias Gram-negativas patogénicas, que inclui a espécie Legionella pneumophila, que causa a doença do legionário e uma doença semelhante a gripe denominada febre de Pontiac. Pode ser visualizada com coloração de prata.ão exemplo disso o corona virús e a legionella. Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar infeções nas pessoas. Normalmente estas infeções estão associadas ao sistema respiratório, podendo ser parecidas a uma gripe comum ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

Consulte o nosso Plano de Formação para o mês de Junho.

[email protected]