O sistema CLASSE+ para etiquetagem energética de produtos (originalmente designado por SEEP) é uma iniciativa da ADENE – Agência para a Energia para facilitar a escolha de produtos mais eficientes na reabilitação de edifícios.

Em concreto, a etiqueta CLASSE+ visa dar resposta à ausência de etiqueta europeia obrigatória para alguns produtos que afetam o desempenho energético dos edifícios, como janelas, isolamentos, tintas, etc. O objetivo é proporcionar aos consumidores uma referência simples e de fácil interpretação quando procuram soluções energeticamente mais eficientes para estes e outros materiais e soluções com influência no conforto e no consumo energético dos edifícios.

O desempenho energético dos produtos está classificado numa escala de “F” (menos eficiente) a “A+” (mais eficiente), semelhante à etiqueta energética dos eletrodomésticos. Através desta referência à classe energética, é possível ao consumidor estabelecer, desde logo, um requisito mínimo para a eficiência energética da solução que se propõe adquirir, bem como comparar o desempenho entre diferentes propostas que receba.

A etiqueta CLASSE+ não tem custos para o consumidor, permite uma escolha mais informada e promove o conforto e a poupança de energia das famílias, com benefícios para a economia e para o ambiente.

Rede de Parceiros

A rede de parceiros CLASSE+ é uma iniciativa da ADENE que reúne e promove o reconhecimento público de entidades empenhadas (para além das empresas do setor das janelas) em promover a eficiência energética nas suas atividades.

Qualquer entidade pública ou privada, independentemente da sua natureza ou dimensão, pode integrar a rede desde que possa dar um contributo efetivo e verificável para a promoção da eficiência energética no âmbito das suas atividades, especialmente através do uso ou do incentivo ao uso da etiquetagem energética de produtos.

A EnviEstudos aderiu a esta rede de parceiros CLASSE+.
Precisa de ajuda, não hesite em nos contatar: [email protected]