EnviSourcing | Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) – Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Realiza-se até 31 de março de 2020 o preenchimento do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR), referente aos resíduos produzidos no ano de 2019.

Devem submeter MIRR os produtores de RCD que (alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 48.º do RGGR):
• Produzem resíduos perigosos, ou
• Têm mais de 10 trabalhadores.

Para obras com duração superior a 1 ano devem ser criados estabelecimento no SILIAMB, bem como para os estaleiros onde é efetuada a armazenagem preliminar de resíduos de várias obras e que sejam destinatários de resíduos.

Caso as obras tenham duração inferior a 1 ano, não é necessária a criação de estabelecimento no SILIAMB. Para este caso específico, para a criação das guias de acompanhamento de resíduos, a empresa deve selecionar o perfil de “Obras/RCD” (em Resíduos > e-GAR > Definições > Perfil e-GAR) e escrever a morada da obra, ao contrário da seleção de um estabelecimento. O MIRR não tem de ser submetido para cada obra per si como estabelecimento, isto é, os resíduos produzidos em cada umas das obras com duração inferior a um ano, devem ser declarados no MIRR do estabelecimento que se localiza mais perto dessa obra.

Deve ter em atenção que latas de tinta ou diluente vazias, óleos usados ou panos absorventes contaminados com óleo são classificados como resíduos perigosos.

Salienta-se ainda que os solos e rochas não contaminados provenientes de obras e que tenham como destino a utilização em outra obra sujeita a licenciamento ou comunicação prévia, a recuperação ambiental e paisagística de explorações mineiras ou de pedreiras, a cobertura de aterros destinados a resíduos ou a alteração do relevo natural em local licenciado pela câmara municipal, ao abrigo do DL 139/89, de 28 de abril, não são considerados resíduos pelo que, quer o seu encaminhamento, quer a sua gestão, não recaem no âmbito da legislação em matéria de resíduos, não sendo necessário a utilização de e-GAR (cfr. n.º 2 do art. 6.º do DL 46/2008).

Para mais informação visite o seguinte link da Agência Portuguesa do Ambiente (APA): guia específico disponível aqui.

A EnviEstudos, através do EnviSourcing, pode ser o parceiro ideal, prestando este serviço com consultores experientes e qualificados neste âmbito, que podem tratar de todo o processo de preenchimento e submissão do MIRR, dentro do prazo legalmente previsto.

Para mais informações, envie e-mail para EnviEstudos@EnviEstudos.com

Partilhe este post:

BDO INCORPORA ENVIESTUDOS E REFORÇA INVESTIMENTO NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE.

25 de junho de 2024

Seguindo uma estratégia de crescimento e valorização da marca, a BDO Portugal, a 5ª maior empresa de auditoria e consultoria, incorporou a EnviEstudos, empresa com 25 anos de atividade e especializada em Ambiente, Qualidade e Segurança.

Ficam assim reforçadas as suas competências, passando a oferecer aos clientes uma assessoria completa nas áreas de Sustentabilidade e ESG.

A BDO Portugal incorporou a EnviEstudos, S.A., empresa com 25 anos de atividade, especializada em consultoria e auditoria nas áreas de Ambiente, Qualidade e Segurança (AQS).

A BDO passa a oferecer uma assessoria completa nas áreas de Sustentabilidade e ESG, mercado de carbono e outros serviços de ambiente, qualidade e segurança, podendo acompanhar os seus clientes em todas as etapas da jornada da sustentabilidade, desde a definição de estratégias e objetivos até à obtenção de resultados concretos e ao seu reporting.

Paulo Ferreira Alves, Managing Partner da BDO Portugal, refere que esta integração “demonstra o compromisso da BDO para com a sustentabilidade, fortalecendo as suas competências técnicas, enquanto parceiro essencial para organizações que buscam construir um futuro mais sustentável e responsável”.

A agora denominada “BDO EnviEstudos” já presta serviços por todo o país, o que se enquadra na lógica da BDO, uma das empresas do sector com maior capilaridade, com escritórios em Lisboa, Porto, Maia, Braga, Leiria, Faro e Funchal.

O alargamento e complementaridade do leque de serviços, é acompanhado do reforço de expertise, no sentido continuado da prestação de serviços de qualidade e excelência.

Com qualificações reconhecidas por diversas entidades externas, a BDO EnviEstudos possui a certificação ISO 9001 para todas as atividades realizadas, a acreditação do IPAC na verificação de gases com efeito de estufa, tem a atividade formativa certificada pela DGERT e é uma entidade autorizada pela ACT para a prestação de serviços externos de segurança em todas as atividades de risco normais e em muitas atividades de risco elevado.

Para, simbolicamente assinalar este investimento, “a nossa Festa de Verão que se realiza no dia seguinte à Reunião Anual e que acontece esta semana, será um evento carbono zero”, conclui Paulo Ferreira Alves.

Com uma estratégia de desenvolvimento, quer orgânico quer por incorporação, a BDO tem vindo a crescer e a valorizar a sua marca, demonstrando proatividade na resposta às necessidades dos clientes em temas diversos de estratégia e compliance.

JORGE CASTANHEIRA ALVES
Partner

(+351) 937 500 003

jorge.alves@bdo.pt

MÓNICA GODINHO SILVA
Controller / Environment, Quality and Safety

(+351) 212 765 528

monica.silva@bdo.pt