Declarações Ambientais de Produto (DAPs)

Uma Declaração Ambiental de Produto (DAP) é uma declaração que permite informar do impacte ambiental do produto, nomeadamente ao nível do impacte na saúde humana, alterações climáticas, entre outros indicadores ambientais.

A base de uma DAP é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do produto. Um estudo de ACV permite obter uma análise compreensiva de todo o ciclo de vida de um produto e quantificar o desempenho ambiental do mesmo.

Os resultados obtidos deste estudo permitem identificar as etapas do ciclo de vida com maior impacte ambiental por categoria de impacte. Deste podem ser definidas medidas/ações que permitem reduzir o impacte ambiental do produto.

Quando existente, este estudo deve seguir as Regras para a Categoria de Produto (RCP) em que se enquadre, que permite seguir um conjunto de requisitos e linhas orientadoras específicas para o desenvolvimento da DAP e permite, após verificação, o registo em base de dados do programa de registo seguido.

As DAP são elaboradas, após elaboração da ACV, de acordo com a ISO 14025 – Rótulos e declarações ambientais – Declarações ambientais Tipo III, e, quando existentes, de acordo com normas específicos para o produto e/ou serviço em estudo, como é caso da EN 15804 para produtos e serviços de construção.

Com os crescentes pedidos da indústria e cidadão comum de informação sobre o desempenho ambiental dos produtos utilizados, a EnviEstudos poderá apoiá-lo na realização da ACV e na elaboração da DAP.

Consulte aqui a legislação relevante em abril 2021.

Não hesite em contactar-nos, através de Enviestudos@Enviestudos.com ou através do 212 765 528, para mais informações.

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.