Contaminação de Solos

Recentemente veio a público, através dos diversos meios de comunicação, a situação de contaminação do ar na zona do Parque das Nações, devido à movimentação de solos contaminados com hidrocarbonetos que teriam sido alvo de descontaminação aquando da construção da Expo’98. A situação tem causado algum desconforto e descontentamento entre os moradores e comerciantes da área, que se têm queixado dos maus cheiros, irritações respiratórias e dores de cabeça. Tal situação levou, segundo o jornal Expresso, à criação de uma comissão técnica com elementos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), da Direção-Geral de Saúde (DGS) e da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para acompanhamento do caso. Na sequência destes acontecimentos, em que a saúde das populações poderá estar em causa, chama-se uma vez mais à atenção para a ausência de legislação específica nesta matéria. Tal legislação revelar-se-ia fundamental para a prevenção deste tipo de situações, garantindo entre outros, que qualquer solo seja devida e previamente descontaminado, antes de qualquer venda, transacção ou intervenção.

O EnviLab – Laboratório de Monitorização da EnviEstudos, S.A., dispõe de meios para amostragem de solos e para a avaliação de possível contaminação.

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.