A NOVA ISO 22000

Foi lançada em junho do presente ano a nova ISO 22000. Embora as organizações já certificadas se encontrem familiarizadas com os requisitos a dar cumprimento, algumas alterações surgiram desta revisão que deverão ser implementadas.

As principais mudanças desta revisão são as elencadas de seguida:
– Harmonização com a ISO 9001 e ISO14001 usando a Estrutura de Alto Nível (HLS)
– Fortes ligações com o Codex Alimentarius;
– Termos e definições: É usada a Base de dados ISO/IEC é usado. Foram adicionados elementos de segurança alimentar, CCP, oPRP e outros elementos adicionais;
– Ciclo PDCA implementado com abordagem de processo para o sistema de gestão do FSMS paralelo ao PDCA com haccp na operacionalização da segurança alimentar;
– As responsabilidades da administração foram estendidas, incluindo a evidência da liderança e apoio a todas as outras funções de gestão relevantes na organização;
– Como parte do recurso da organização é o ambiente de trabalho descrito como combinação de fatores humanos e físicos;
– A segurança alimentar, (requisitos legais, regulamentares e de clientes) = parte das partes interessadas, também será levada em conta nas organizações de objetivos de segurança alimentar;
– Requisitos adicionais relativos a uma comunicação interna e externa eficaz;
– Controle de processos, produtos ou serviços fornecidos externamente com requisitos mais específicos;
– Operação – requisitos estendidos para levar em consideração a implementação de ações definidas para enfrentar riscos e oportunidades;
– Não conformidade e ação corretiva em todo o sistema de gestão da segurança alimentar;
– Continua a melhoria – requisito estendido para incluir a melhoria da adequação do FSMS, além da eficácia.

Apresentam-se de seguida os pré-requisitos, definidos na especificação técnica para as várias categorias:
– ISO/TS 22002-1Food manufacturing (cat. C) + production of (bio) chemicals (cat. K) + Feed (Cat D : cats& dogs);
– ISO/TS 22002-2Catering (cat. E);
– ISO/TS 22002-3Farming (cat. A);
– ISO/TS 22002-4Food packaging manufacturing (cat. I);
– ISO/TS 22002-6: Feed and animal food production (catD);
– BSI PAS 221 Food retail (cat. FI);
– NEN NTA 8059Transport and storage (cat. G).

NOTA IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS – Certificado FSSC-22000:
– Um novo certificado V5 será emitido após uma auditoria bem-sucedida (mantendo a mesma data de validade do certificado, em caso da auditoria ser de acompanhamento), enquanto o certificado FSSC 22000 V4.1 será retirado.
– Para certificados V4.1 emitidos em 2019, o Organismo Certificador, pode aplicar a opção de limitar a data de expiração até 29 de junho de 2021. Esta questão não é obrigatória e é permitida pela GFSI. O Organismo Certificador atualizará o portal quando novas auditorias forem realizadas e os certificados forem emitidos.
– Todos os certificados V4.1 restantes serão automaticamente definidos como inválidos pelo Portal após 29 de junho de 2021, de forma a que não sejam mais visíveis na Lista Pública das organizações certificadas no site do FSSC 22000. O Organismo certificador, emitirá o certificado no prazo de 30 dias corridos a partir da data da decisão de certificação. O certificado expira três anos após a data da decisão da certificação inicial.

Para mais informações: EnviEstudos@EnviEstudos.com

Partilhe este post:

BDO INCORPORA ENVIESTUDOS E REFORÇA INVESTIMENTO NA ÁREA DA SUSTENTABILIDADE.

25 de junho de 2024

Seguindo uma estratégia de crescimento e valorização da marca, a BDO Portugal, a 5ª maior empresa de auditoria e consultoria, incorporou a EnviEstudos, empresa com 25 anos de atividade e especializada em Ambiente, Qualidade e Segurança.

Ficam assim reforçadas as suas competências, passando a oferecer aos clientes uma assessoria completa nas áreas de Sustentabilidade e ESG.

A BDO Portugal incorporou a EnviEstudos, S.A., empresa com 25 anos de atividade, especializada em consultoria e auditoria nas áreas de Ambiente, Qualidade e Segurança (AQS).

A BDO passa a oferecer uma assessoria completa nas áreas de Sustentabilidade e ESG, mercado de carbono e outros serviços de ambiente, qualidade e segurança, podendo acompanhar os seus clientes em todas as etapas da jornada da sustentabilidade, desde a definição de estratégias e objetivos até à obtenção de resultados concretos e ao seu reporting.

Paulo Ferreira Alves, Managing Partner da BDO Portugal, refere que esta integração “demonstra o compromisso da BDO para com a sustentabilidade, fortalecendo as suas competências técnicas, enquanto parceiro essencial para organizações que buscam construir um futuro mais sustentável e responsável”.

A agora denominada “BDO EnviEstudos” já presta serviços por todo o país, o que se enquadra na lógica da BDO, uma das empresas do sector com maior capilaridade, com escritórios em Lisboa, Porto, Maia, Braga, Leiria, Faro e Funchal.

O alargamento e complementaridade do leque de serviços, é acompanhado do reforço de expertise, no sentido continuado da prestação de serviços de qualidade e excelência.

Com qualificações reconhecidas por diversas entidades externas, a BDO EnviEstudos possui a certificação ISO 9001 para todas as atividades realizadas, a acreditação do IPAC na verificação de gases com efeito de estufa, tem a atividade formativa certificada pela DGERT e é uma entidade autorizada pela ACT para a prestação de serviços externos de segurança em todas as atividades de risco normais e em muitas atividades de risco elevado.

Para, simbolicamente assinalar este investimento, “a nossa Festa de Verão que se realiza no dia seguinte à Reunião Anual e que acontece esta semana, será um evento carbono zero”, conclui Paulo Ferreira Alves.

Com uma estratégia de desenvolvimento, quer orgânico quer por incorporação, a BDO tem vindo a crescer e a valorizar a sua marca, demonstrando proatividade na resposta às necessidades dos clientes em temas diversos de estratégia e compliance.

JORGE CASTANHEIRA ALVES
Partner

(+351) 937 500 003

jorge.alves@bdo.pt

MÓNICA GODINHO SILVA
Controller / Environment, Quality and Safety

(+351) 212 765 528

monica.silva@bdo.pt