A Nova Era do Ensino à Distância

Desde os anos de 1965 que se pode dizer que em Portugal tem havido formação à distância, assumindo diferentes formas. Muitos ainda se lembrarão e talvez até se tenham beneficiado, dos programas da tele escola, dos quais se voltou a ouvir falar, por necessidade das circunstâncias, desde Março/Abril do ano passado. Essa foi, durante muito tempo, uma forma de aprender através de um método essencialmente expositivo, onde os formandos tinham que estar às horas marcadas em frente à televisão e não havia forma de interação entre os formandos e os formadores, tendo os formandos que se preparar pelos seus próprios meios para a sua avaliação final.

Hoje apesar de se ter voltado a falar da tele escola, e até mesmo de voltar a usá-la, os meios de ensino à distância já são bem diferentes e mais atrativos, permitindo formas completamente diferentes de estudo. Embora se continua a necessitar de recorrer ao auto estudo, este é feito com recurso a uma grande diversidade de formas de apoio, utilizando as novas formas de comunicação, que tornam a formação à distância muito mais interessante, podendo-se assim tirar partido de várias vantagens, desde a flexibilidade de horários, ganho de tempo (que não é perdido em deslocações para um determinado espaço físico), possibilidade de reverás matérias e ficar com ela disponível, mantendo uma das vantagem que a formação presencial tem, que é a possibilidade de contacto direto com o formador, quer para tirar dúvida, quer, em alguns casos, por poder usufruir de aulas síncronas (se essa for uma das formas de organização da formação à distância).

As atuais formas de comunicação disponíveis, permitiram que o lado “menos bom do ensino à distância”, de antigamente, se tenha transformado e as “barreiras da comunicação” e falta de apoio tenham desaparecido. Por isso o ensino à distância é cada vez mais a forma mais eficaz de responder às necessidades formativas, quer individuais, quer organizacionais . A par disso existem cada vez mais ferramentas para tornar a formação à distância mais disponível e atrativa.

Nesse sentido a EnviEstudos tem vindo a reestruturar os seus cursos, de forma a torná-los acessíveis a todos e a tirar partido das diversas formas de ensino à distância.

Para mais informações: EnviEstudos@EnviEstudos.com

Partilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar no website concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.