Assinala-se a 20 de maio, o Dia Mundial da Metrologia celebrando a assinatura da Convenção do Metro em Paris no ano de 1875 por membros de dezassete países, entre os quais, Portugal.

O seu propósito foi a criação autoridade internacional no campo da metrologia e da qual resultou a adoção do metro como unidade básica de medida do comprimento.

Para além do referido, esta convenção deu origem ainda a três organismos internacionais onde delegou a autoridade no domínio da metrologia, assegurando assim uma harmonização da definição das diferentes unidades de medida. Estes organismos são: Bureau Internacional dos Pesos e Medidas (BIPM), Conferência Geral dos Pesos e Medidas (CGPM) e o Comité Internacional dos Pesos e Medidas (CIPM).

A última revisão ao tratado inicial, em 1960, levou ao aparecimento de uma nova designação para o Sistema Métrico (assim designado até então), passando a designar-se de Sistema Internacional de Unidades.
Atualmente, são 51 os países signatários deste tratado, demostrando de forma clara e inequívoca, a importância de, não só haver uniformização e harmonização das grandezas medidas, bem como do controlo legal dos equipamentos de medida utilizados.

Assentando a sua atividade nas monitorizações ambientais e de segurança e higiene do trabalho, e tendo presente a importância da fiabilidade e robustez dos resultados que apresenta aos seus clientes, o EnviLab – Laboratório de Monitorização da EnviEstudos, assegura o controlo e verificação metrológica dos seus equipamentos.