Laboratório de Monitorização da EnviEstudos - Conhecer para decidir

A monitorização corresponde ao conjunto de atividades que permite às organizações terem um conhecimento tangível do seu desempenho ambiental e das condições de trabalho nas suas instalações. A EnviEstudos desenvolveu um conjunto de serviços que, realizados isoladamente ou de forma integrada permitem a qualquer organização, assumir o pleno conhecimento do seu desempenho.Estes serviços de monitorização são realizados com rigor desde o processo de amostragem e avaliação in situ, até à interpretação dos resultados.
O IPAC atribuiu à EnviEstudos o certificado de acreditação L0451 a 15-06-2009, para os ensaios de ruído ambiente (critério de incomodidade e determinação do nível sonoro médio de longa duração) e avaliação da exposição ao ruído durante o trabalho. Mais tarde foi concedida a extensão da acreditação para os ensaios de determinação do nível sonoro contínuo equivalente (para avaliação de ruído ambiente em obras) e determinação de iluminância (posto de trabalho exteriores e postos de trabalho interiores).
A acreditação evidencia uma gestão pró ativa e um comprometimento com a melhoria contínua não só para os ensaios acreditados, mas para todos os ensaios e avaliações realizadas, uma vez assumimos o mesmo rigor e qualidade para todos os serviços prestados.

Ruído Ambiente / Ruído Laboral / Incomodidade / Mapas de Ruído / Acústica de Edifícios / Vibrações

No sentido de corresponder cada vez mais às solicitações dos clientes e necessidades do mercado, a EnviEstudos desenvolveu competências e adquiriu recursos para assegurar a realização de ensaios nas áreas de Acústica e Vibrações.

Os ensaios são realizados com equipamentos devidamente homologados e verificados anualmente de acordo com os regulamentos de controlo metrológico e, são realizados respeitando os respetivos referenciais normativos. A EnviEstudos possui um vasto currículo e conta ainda com técnicos experientes e com formação específica.

O Instituto Português de Acreditação (IPAC) na qualidade de organismo nacional de acreditação, declarou que EnviEstudos, S.A. cumpre com os critérios de acreditação para Laboratórios de Ensaio estabelecidos na NP EN ISO/IEC 17025:2005, tendo-lhe atribuído o certificado de acreditação número L0451.

Águas de Consumo / Águas Residuais / Águas Naturais

A EnviEstudos possui os equipamentos adequados para a realização das amostragens e ensaios in situ, com equipamentos periodicamente verificados, quer por técnicos certificados.

A colheita, a preservação, o transporte de amostras e o respetivo controlo de qualidade são executados de acordo com procedimentos internos rigorosos, documentados e validados.

Os técnicos de colheita de amostras da EnviEstudos garantem o correto acondicionamento e transporte das amostras até ao laboratório, sendo as determinações laboratoriais realizadas em laboratórios de análise acreditados.

Efluentes Gasosos / PM10

A EnviEstudos realiza avaliações de emissão de poluentes atmosféricos através de fontes fixa (chaminés) e de PM10 em conformidade com os requisitos legais aplicáveis.

Qualidade do ar interior / Exposição dos trabalhadores a agentes químicos e biológicos

A qualidade do ar no interior é um dos fatores básicos na saúde dos trabalhadores. Por este motivo, deve ser avaliada com o objetivo de garantir que não são ultrapassados os valores limite estabelecidos para os diversos “poluentes”. Estas medições devem ser repetidas de forma periódica e sempre que se verifique qualquer alteração das condições suscetíveis de se repercutirem nos trabalhadores.

Existe diversa legislação relativa à exposição profissional a agentes químicos e biológicos e qualidade do ar interior em edifícios.

A EnviEstudos realiza as diversas avaliações, com equipamentos calibrados e adequados, segundo normas reconhecidas e por técnicos qualificados, sendo os resultados obtidos confrontados com os diplomas legais pertinentes para cada caso.

Iluminância / Temperatura, Humidade e Velocidade do Ar / PPD e PMV / Stress Térmico

Somente em adequadas condições de Conforto Ambiental será de esperar o bem-estar físico e psíquico dos indivíduos e consequentemente uma adequada produtividade.

A EnviEstudos realiza trabalhos de determinação das condições de Conforto Ambiental, quer a nível de iluminância, conforto, tensão ou stress térmico.

Em função de cada situação específica, são considerados vários documentos legais tais como: o Regulamento Geral de Segurança e Higiene no Trabalho nos Estabelecimentos Industriais; o Regulamento Geral de Segurança e Higiene no Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, Escritórios e Serviços; o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios; e, o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios.

Amostragem e Avaliação da Contaminação

A EnviEstudos desenvolveu competências específicas para assegurar o estudo dos níveis de contaminação de solos através de recolha de amostras de solo por trado manual, por sondadora geotécnica ou de recolha de água subterrânea através de piezómetros.