A garantia da informação prestada

A área da Auditoria Técnica da EnviEstudos corresponde a uma área especializada na prestação de serviços de auditoria/verificação técnica (não jurídica nem financeira) a sistemas, instalações, desempenhos e infraestruturas.
Esta área para além de implicar requisitos rigorosos de garantia de confidencialidade, envolve um conjunto de técnicos especializados que asseguram a máxima pertinência e competência relativamente aos processos auditados/verificados.
O Instituto Português de Acreditação (IPAC) na qualidade de organismo nacional de acreditação, declarou que EnviEstudos cumpre com os critérios de acreditação para Verificadores CELE estabelecidos na ISO 14065:2013 e no Regulamento (EU) N.º 600/2012.

Verificações CELE – Comércio Europeu de Licenças de Emissão

Os operadores abrangidos pelo CELE deverão enviar, para a APA, os seus Relatórios de Emissões Anuais (REA) até 31 de março de cada ano, devidamente verificados por uma Entidade Acreditada.

A EnviEstudos assegura a realização de serviços de verificação de Relatórios de Emissões Anuais (REA) desde 2006, tendo obtido em 2014 a acreditação, pelo IPAC, como Organismo de Verificação de Gases de Efeito Estufa (ISO 14065).

Para além da verificação dos Relatórios de Emissões Anuais (REA) a EnviEstudos é acreditada para outras atividades, nomeadamente:

  • acesso à reserva,
  • reduções significativas, e,
  • dados de atividade (cessão parcial).

Consulte o âmbito da nossa acreditação aqui.

Auditorias energéticas

A EnviEstudos tem uma bolsa de especialistas de forma a oferecer os seus clientes os serviços de auditoria técnica também na área da Energia. Deste modo disponibilizamos os seguintes serviços:

  • Auditoria Energética para Não PME’s, de acordo com  Decreto-Lei n.º 68-A/2015
  • Auditoria e Certificação Energética de Edifícios de Habitação por perito PQI, no âmbito do RECS – Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação.
  • Auditoria e Certificação Energética de Edifícios de Comércio e Serviços por perito PQII, no âmbito do REH – Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços
  • Auditoria Energética às Indústrias, elaboração do Plano de Racionalização dos Consumos de Energia (PREn) e Acompanhamento e Controlo de Execução e Progresso do Acordo de Redução de Consumos de Energia (ARCE), no âmbito do SGCIE – Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia.
  • Auditoria Energética a empresas de transportes, elaboração do Plano de Racionalização dos Consumos de Energia e Acompanhamento do plano de racionalização, no âmbito do RGCE – Regulamento de Gestão do Consumo de Energia
Verificações SGSPAG – Sistema de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves

A EnviEstudos realiza, desde 2014, Auditorias a Sistemas de Gestão de Segurança para a Prevenção de Acidentes Graves (SGSPAG), por verificador qualificado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Nos termos do artigo 20º do Decreto-Lei n.º150/2015, os operadores dos estabelecimentos de nível superior devem apresentar à APA, I.P. até 30 de abril de cada ano, um relatório de auditoria relativo ao ano anterior, que ateste a conformidade ao sistema de gestão de segurança do estabelecimento.

Este diploma estabelece o regime de prevenção e controlo de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e limitação das suas consequências para a saúde humana e o ambiente e transpõe para o direito interno a Diretiva 2012/18/EU – conhecida por Diretiva Seveso III.

Verificações / auditorias no âmbito da Sustentabilidade

No seu percurso, a EnviEstudos reuniu experiência reconhecida na área da verificação independente de informação ambiental. Nos serviços prestados na área do ambiente e sustentabilidade ambiental incluem-se:

  • Verificação independente da Pegada de Carbono
  • Verificação independente da resposta ao questionário do Carbon Disclosure Project (CDP)
  • Auditorias de Certificação LEED – Liderança em Energia e Design Ambiental
  • Auditorias de Certificação BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method
  • Auditorias de Certificação LiderA  – Sistema voluntário de avaliação da sustentabilidade da construção