A NP EN ISO 22000:2005 específica requisitos que permitem a uma organização planear, implementar, operar, manter e actualizar um sistema de gestão da segurança alimentar destinado a fornecer produtos que, de acordo com a utilização prevista, são seguros para o consumidor; bem como demonstrar a conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis à segurança alimentar. Todos os requisitos desta Norma são genéricos de modo a poderem ser aplicados a todas as organizações que operam na cadeia alimentar, independentemente da sua dimensão e complexidade (NP EN ISO 22000:2005).

Esta Norma Internacional assenta em quatro elementos para assegurar a segurança dos géneros alimentícios. Esses quatro elementos são a comunicação interactiva, a gestão do sistema, os programas de pré-requisitos e os princípios do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP), sendo assim necessário que todos os perigos de ocorrência razoavelmente expectável na cadeia alimentar, incluindo os perigos que possam estar associados ao tipo de processo e às instalações utilizadas, sejam identificados e avaliados.

A EnviEstudos disponibiliza no seu Plano de Formação 2018 uma ação de formação enquadrada nesta temática que permite aos formandos implementar e efetuar a manutenção da FSSC 22000 de acordo com os requisitos legais em vigor.