A redução dos impactes ambientais que resultam da queima dos combustíveis derivados do petróleo são, desde há alguns anos, uma preocupação de âmbito mundial e nacional e, simultaneamente, um objetivo central da gestão das empresas de transporte, atendendo ao peso da componente energia nos seus custos de produção.

Com a crescente preocupação da sociedade para os problemas associados às alterações climáticas, torna-se cada vez mais elementar a racionalização do consumo de recursos.
As auditorias energéticas e os respetivos planos de racionalização, bem como o controlo de execução e progresso desses planos, devem ser desenvolvidos por técnicos reconhecidos especificamente para esses fins pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A racionalização do consumo de energia, permitindo reduções significativas da intensidade energética – litro por tonelada-quilómetro para as mercadorias e litro por passageiro-quilómetro para os passageiros – poderá permitir às empresas compensar custos adicionais associados à política de fiscalidade verde e à necessidade de redução do impacte ambiental da sua atividade.

A EnviEstudos disponibiliza no âmbito dos seus serviços:
– Auditorias Energéticas;
– Planos de Racionalização dos Consumos de Energia;
– Acompanhamento de Planos de Racionalização.

Para mais informações, contacte-nos.