Nas diversas actividades profissionais, independentemente do sector, a presença de perigos e riscos para o trabalhador é uma constante. Nesse sentido, em primeira instância deverá ser efectuada a Avaliação de Riscos de forma a que sejam identificados e quantificados os riscos a que um, ou vários trabalhadores, se encontram expostos durante a execução das suas tarefas. Entre os riscos comummente presentes no ambiente laboral, destacam-se os Riscos Físicos (Ruído, Vibrações, Radiações), os Riscos Químicos e Riscos Biológicos (fungos, bactérias, vírus).

Sempre que na avaliação de riscos, se constatar a presença deste riscos, e o seu grau não for reduzido, deverão ser realizadas medições/monitorizações de modo a não só fundamentar o resultado da avaliação de riscos, mas também verificar qual o nível de exposição dos trabalhadores a um determinado agente, e se essa exposição se encontra de acordo com a legislação aplicável (Decreto-Lei 182/2006 de 6 de Setembro, no caso do Ruído, Decreto-Lei 24/2012 de 6 de fevereiro, no caso dos Agentes Químicos, entre outros).

O resultado destas medições permite, para além do referido, conhecer a realidade quotidiana dos trabalhadores e auxiliar na tomada de acções que permitam a mitigação do risco.

O EnviLab – Laboratório de Monitorização da EnviEstudos, S.A., possui larga experiência na monitorização das condições de higiene industrial, dispondo não só de meios e equipamentos adequados, mas também de uma equipa conhecedora nestas matérias.

Precisa de ajuda? Envie-nos um e-mail.