G.A.P significa Good Agricultural Practices. GLOBALG.A.P é o referencial de certificação voluntário mais requisitado por quem procura a maior exportação dos seus produtos, uma vez que é uma certificação reconhecida mundialmente.

A GLOBALG.A.P. teve início em 1997 como a EUREPGAP, uma iniciativa de retalhistas pertencentes ao Grupo de Trabalho Euro-Retailer Produce. Os retalhistas britânicos que trabalham em conjunto com os supermercados na Europa continental estão conscientes das crescentes preocupações dos consumidores em relação à segurança dos produtos, ao impacte ambiental e à saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores e dos animais. A obtenção desta certificação implica o cumprimento de medidas a nível de gestão da exploração, saúde, gestão de resíduos, ambiente, entre outras.

A certificação está disponível para 3 âmbitos de produção: Cultivo, Pecuária e Aquacultura com um conjunto total de 16 normas. Muitos produtores exigem este tipo de certificação para possibilitar qualquer tipo de negócio. Um exemplo disto é quando um produtor certificado pretende transportar os seus animais e, para o fazer, necessita de um transportador igualmente certificado (GLOBALG.A.P. Livestock Transport)

Passos para obtenção de certificação:
• Efetuar o download dos documentos e CheckLists relevantes da GLOBALG.A.P;
• Efetuar uma auto-avaliação utilizando a CheckList e corrigir os pontos em incumprimento (Um especialista fornece uma ajuda valiosa neste passo);
• Contactar uma entidade de Acreditação certificada aprovada pela GLOBALG.A.P;
• Receber o certificado para a versão e âmbito relevante, válido por um ano.

GLOBALG.A.P. é hoje o principal programa de agricultura do mundo, traduzindo os requisitos do consumidor em Boas Práticas Agrícolas (G.A.P) numa lista crescente de países.