No próximo dia 28 de abril irá celebrar-se mais um dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.

O tema “Geração Segura e Saudável”, eleito pela OIT, destaca os jovens trabalhadores e pretende a melhoria da segurança e saúde destes, o combate ao trabalho precário e constituir um incentivo ao combate do trabalho infantil.

Os 541 milhões de trabalhadores jovens (dos 15 aos 24 anos), que incluem 37 milhões de crianças em trabalho infantil perigoso, correspondem a mais de 15% da força de trabalho mundial.

Esta geração de trabalhadores apresenta uma taxa até 40% mais elevada de acidentes de trabalho não fatais, quando comparada com trabalhadores adultos (com mais de 25 anos). O que revela que estes trabalhadores são particularmente vulneráveis aos riscos relacionados com a segurança e saúde no trabalho, quer pelo estado físico e psicológico, ainda em desenvolvimento, quer pela falta de experiência profissional e pela consciência limitada em relação aos riscos relacionados com o trabalho.

É importante realçar que o desenvolvimento sustentável é hoje uma prioridade aliada à conceção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros para todos.

Fonte:
http://www.ilo.org/safework/events/safeday/lang–en/index.htm
http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/Noticias/Paginas/OITelegeostrabalhadoresmaisjovenscomotemadoDiaMundialdaSeguran%C3%A7aeSa%C3%BAdenoTrabalho2018.aspx